top of page

A importância das micro e pequenas empresas está no fato de elas serem grandes geradoras de emprego e renda. "As pequenas empresas movimentam, e muito, o mercado brasileiro. Essas novas organizações são extremamente bem vindas nesse atual cenário de crescimento econômico, uma vez que além de gerar emprego e renda, promovem a concorrência, fazendo com que as outras empresas melhorem seus produtos e serviços e proporcionam novas tecnologias", destaca.

Contudo, antes de pensar em abrir uma empresa é bom atentar para alguns detalhes. O primeiro passo é o planejamento, que será o fator fundamental para definir se uma empresa se destacará no mercado, será mais uma no mercado ou irá à falência em pouco tempo. "É imprescindível conhecer de perto quem são e o que exatamente fazem os concorrentes; o perfil dos clientes; o custo da empresa; a tecnologia e mão de obra necessária; e os fornecedores. Todas as atividades empresariais, assim como as pessoas e tudo na vida, têm seus prós e contras, lados bons e ruins. Por exemplo: quem pensa em abrir uma sorveteria, deve ter em mente que as vendas cairão bastante nos dias frios e nos meses de inverno. É importante conhecer esse universo também".

"O número (de MPEs que fecham cedo) é bem alto e, na maioria dos casos, as organizações encerram suas atividades porque os empreendedores não seguem os aspectos básicos de planejamento empresarial. Além do planejamento, o empreendedor tem que estar ciente de que o mercado muda toda hora".

Professor de Economia e Mercado, Economista, com MBA em Administração Financeira pela FGV, contador, consultor com especialização em reestruturação de empresas, tendo atuado como gestor financeiro em empresas nacionais e internacionais.

SANTANNACONSULTORIA.COM 

(21)98168 0124

CANNALUIZ@GMAIL.COM

Planejamento para o sucesso.

bottom of page