top of page

Para sobreviver à concorrência é preciso ter atenção a conceitos de custos. Cuidadosamente devemos sempre verificar a relação entre custo marginal, custo médio e custo variável médio. A curva de custo marginal tem apenas uma relação com a de custo médio:

 

São derivadas da mesma curva de custo total. Quando o custo médio decresce, ao aumentar a produção, o custo marginal é menor do que o custo médio. Quando o custo médio é crescente, ao aumentar a produção, o custo marginal é maior que o custo médio. Dessa forma, ao nível de produção em que o custo médio é mínimo, o custo marginal é igual ao custo médio.

Especialmente em tempos de crise o foco na redução dos custos não é uma tarefa simples, uma decisão errada pode afetar diretamente as margens e até inviabilizar a operação.

 

Conhecer as margens  por cada um dos produtos/serviços ofertados ao mercado, permite a empresa reduzir o preço de seu produto sem inviabilizar seu negócio.

 

–Conhecer o ponto de equilíbrio – Define o quanto a empresa deve vender em volume de produção ou faturamento para que o resultado seja exatamente igual ao valor de seus custos e despesas fixas, mantendo a empresa no zero a zero.

 

–A análise por centros de resultados, possibilita repensar o negócio, visando melhorias, otimizando a produção de acordo com a performance de cada unidade de negócio.

 

–A análise detalhada de custos/despesas  possibilita  a tomada de decisões, atentando-se para quais gastos ele pode, ou não, cortar.

 

–Detalhar o negócio em centros de lucro e centros de custo, classificar os custos diretos e indiretos, conhecer seus custos fixos e custos variáveis, ajuda a corrigir a trajetória em momentos de crise. Os Métodos de Custeios colaboram na visão, na separação dos custos  fixos e variáveis, diretos ou indiretos, definindo o peso de cada um na estrutura do preço de venda do produto. Os mais comuns são:  Custeio por absorção, Custeio variável, Custeio padrão e Custeio ABC.

 

Economista, Professor de Economia e Mercado, MBA-FGV, Especialização em Reestruturação de Empresas, Executivo Financeiro em Empresas Nacionais e Internacionais e Consultor de Negócios.

"UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA DE CUSTO".

bottom of page